skip to Main Content
Análise Tributária: Como Fazer Para Transportadoras?

Análise Tributária: Como fazer para transportadoras?

A Sua Transportadora Pode Estar Perdendo Dinheiro Por Falta De Uma Análise Tributária Precisa!

Se a análise tributária não é algo que você realiza em sua transportadora, os problemas financeiros são iminentes – especialmente em momento de crise! 

O sucesso da sua transportadora está extremamente atrelado à gestão realizada na mesma. Dessa forma, o que você, como gestor, tem feito para garantir a eficácia da gestão da sua transportadora, ainda mais no atual momento? 

Essa é uma pergunta essencial, pois, comumente, gestões ineficazes em alguns aspectos geram perda de dinheiro significativa que, na crise que estamos enfrentando, pode ser um fator decisivo para a sobrevivência do negócio. 

Mas, calma! Por mais que o atual cenário seja desafiador, hoje, vamos falar sobre um aspecto que vai te auxiliar e que você precisa se atentar em sua gestão: a análise tributária

Dessa forma, vamos te mostrar como não perder dinheiro com tributos e promover melhorias financeiras em sua transportadora. 

E então, vamos lá? Boa leitura! 

Confira Nossas Especialidades

Mas antes… Em que consiste a análise tributária? 

Os tributos são uma realidade de qualquer empreendimento, ou seja, não há como evitar. Todavia, por mais que o regimes tributários comumente utilizados sejam apenas três, as especificidades de cada um são decisivas em um negócio. 

Dessa forma, a análise tributária consiste no planejamento minucioso das questões tributárias, analisando, de acordo com as características de sua transportadora, qual  regime tributário é o mais adequado. 

Mas não para por aí! Análises precisas precisam ser feitas periodicamente, ou seja, é preciso verificar se a escolha inicial ainda é a mais pertinente. 

Por exemplo, com o crescimento de sua transportadora, o aumento do faturamento e até mesmo a necessidade de mudança de tipo societário podem ocorrer, tornando precisa uma nova análise para enquadrar-se à nova realidade no regime mais congruente. 

Como realizar uma análise tributária precisa?

Bom, primeiramente, é essencial conhecer os regimes tributários e suas características principais, são eles: 

Simples Nacional 

Como o próprio nome indica, é considerado o mais simples de todos, por reunir a maior parte dos impostos em uma única guia, a DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. 

E tem limite de faturamento, sendo de R$ 4,8 milhões ao ano. 

Lucro Real

É considerado o mais complexo, pois considera o valor de lucro obtido pela empresa para  cálculo dos impostos a serem pagos, ou seja, o valor é variável em cada negócio, seguindo a tabela de alíquotas. 

Alguns tipos de negócio precisam, obrigatoriamente, optar pelo Lucro Real.

Não possui limite de faturamento. 

Lucro Presumido 

O Lucro Presumido, como o próprio nome indica, presume o lucro obtido pelo negócio e utiliza desse valor para o cálculo dos impostos a serem pagos. Sendo assim, pode ser benéfico para empresas com bom faturamento, pois, o valor de lucro presumido pode ser inferior ao real. 

Possui limite de faturamento, sendo de R$ 48 milhões ao ano. 

Análise tributária

Tendo conhecimento sobre os regimes, é possível analisar qual melhor se adequa a sua transportadora. 

Anualmente, é possível realizar a troca de regime. Dessa forma, durante 12 meses, é preciso acompanhar de forma minuciosa o crescimento da transportadora, com o objetivo de compreender se o atual regime ainda é pertinente ou se é mais benéfico migrar para outro. 

O faturamento é, comumente, um fator decisivo para a realização dessa transição. 

Tenha o suporte de quem pode fazer uma análise tributária impecável! 

O suporte de uma contabilidade é crucial nesse processo, pois, além de realizar a análise com base em dados e números da sua transportadora, ainda pode ir além, realizando a recuperação de créditos tributários, por exemplo. 

Dessa forma, nós, da Arabescos, estamos sempre prontos para realizar uma análise impecável, além de outros serviços voltados especificamente à sua transportadora. 

Sendo assim, não hesite em contar conosco, e não deixe de conferir o que mais podemos fazer por você em nossa página de contabilidade para transportadoras!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Article Name
Análise Tributária: Como fazer para transportadoras?
Description
Se a análise tributária não é algo que você realiza em sua transportadora, os problemas financeiros são iminentes - especialmente em momento de crise!
Author
Publisher Name
Arabescos
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *