skip to Main Content
Balanço Patrimonial Para Transportadora – Como Fazer?

Balanço Patrimonial para Transportadora – Como fazer?

Você deve fazer o Balanço Patrimonial para sua transportadora o mais rápido possível ou corre sério risco de ser multado até mesmo no primeiro ano da sua empresa.

Sendo um documento primordial para a Receita Federal, o Balanço Patrimonial reúne as receitas, despesas e ativos de uma empresa. Ele deve ser apresentado anualmente ao fisco, mas essa não é sua única utilidade.

Sem um Balanço Patrimonial, a sua empresa não pode concorrer em licitações públicas. O profissional mais indicado para te ajudar a fazer um balanço patrimonial é o contador, mas você também pode (e deve!) aprender a montar o seu.

Por isso, vamos te ensinar o que é um Balanço Patrimonial e como montar o seu de maneira simples e rápida. Nos acompanhe por mais alguns minutos e siga o passo a passo!

Balanço Patrimonial – o que é?

Em poucas palavras, Balanço Patrimonial é o documento que comprova a situação financeira e patrimonial da sua empresa em um determinado período.

As informações deste documento podem ser apresentadas a sócios e acionistas, deve ser entregue à Receita Federal e pode até mesmo participar de licitações públicas, como mencionamos no início do artigo.

Também chamado de Balanço Contábil, o documento é uma das melhores fontes para fazer diagnóstico de empresas. É por meio dele que muitos profissionais da área tributária e financeira avaliam a saúde das finanças dos negócios.

E é a partir dele que também podem ser elaboradas estratégias para impulsionar o capital da sua empresa.

Agora, sem mais delongas, confira como elaborar um Balanço Patrimonial para transportadoras!

Confira Nossas Especialidades

Passo a passo do Balanço Patrimonial para transportadoras

1 – O Balanço é dividido em duas partes. Na primeira são registrados os ativos, enquanto na segunda são anotados os passivos;

2 – Antes de começar, registre seu saldo inicial do período. Ou seja, o quanto tinha em caixa quando o mês começou;

3 – Os ativos são divididos em duas categorias, que deve deixar separadas na primeira aba. Primeiro, registre os ativos circulantes. Esses ativos são provenientes de contas a receber, itens ainda em estoque e até mesmo tributos que sua empresa vai recuperar;

4 – Em seguida, temos os ativos fixos. Bens como os caminhões e veículos da sua transportadora, imóveis ou contratos pagos mensalmente podem entrar nessa categoria;

5 – Some os dois tipos de ativos e guarde o resultado;

6 – Agora, você irá registrar os passivos. Assim como os ativos, eles também se dividem em passivos circulantes e passivos fixos;

7Nos passivos circulantes, você deve colocar suas contas a pagar do período, pagamento de parcelas dos empréstimos e quaisquer obrigações trabalhistas ou fiscais que precisa cumprir;

8 – Já nos passivos fixos entram a folha de pagamento dos seus funcionários, o aluguel do imóvel, a mensalidade de prestadores de serviços e quaisquer outras despesas fixas;

9 – Some os dois tipos de passivos e guarde o resultado;

10 – Agora, some o saldo inicial com o total de ativos;

11 – Subtraia o resultado pelo total de passivos;

12 – Se o resultado for um número positivo, isso significa que sua empresa teve lucro. Caso contrário, você sofreu prejuízo e deve evitar que isso se repita nos próximos períodos, já que gastou mais do que recebeu.

Embora o Balanço Patrimonial seja um documento simples de fazer, o levantamento necessário dos ativos e passivos é bastante trabalhoso.

Por isso, é interessante contar com a ajuda de um contador especializado. Ele se encarregará de fazer o levantamento dos bens e dessas contas, além de calcular o resultado e elaborar o documento.

Precisa de ajuda com o Balanço Patrimonial da sua transportadora? Então não perca tempo, Fale conosco!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Balanço Patrimonial de Transportadora - Como fazer?
Article Name
Balanço Patrimonial de Transportadora - Como fazer?
Description
Sem um Balanço Patrimonial, a sua empresa não pode concorrer em licitações públicas. O profissional mais indicado para te ajudar a fazer um balanço patrimonial é o contador, mas você também pode (e deve!) aprender a montar o seu. Por isso, vamos te ensinar o que é um Balanço Patrimonial e como montar o seu de maneira simples e rápida. Nos acompanhe por mais alguns minutos e siga o passo a passo!
Author
Publisher Name
Arabescos
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top