skip to Main Content
Cálculo De Frete – Aprenda A Calcular As Taxas!

Cálculo de frete – Aprenda a calcular as taxas!

Já se perguntou se as vendas de uma loja virtual são realmente rentáveis? Neste artigo você aprenderá como efetuar o cálculo de frete das mercadorias do seu e-commerce.

Você conhece o cálculo de frete? Sabia que ele tem impacto direto nos resultados do seu e-commerce?

Uma das grandes vantagens de ter um e-commerce é o fato de que muitos custos são reduzidos por este ser um negócio virtual, no entanto, quando falamos do processo de envio dos seus produtos, é muito importante saber efetuar o cálculo de frete para que essa não seja uma transação desvantajosa para o caixa da sua empresa.

Pensando nisso, nós, da Contábil Arabescos, reunimos algumas informações que irão te ajudar a definir o preço do seu frete e, consequentemente, organizar as finanças do seu e-commerce.

A fórmula para a realização do cálculo de frete

No Brasil, quando falamos de entregas, você já deve pensar nos Correios e/ou no Sedex. Para muitos negócios virtuais estas opções são a melhor alternativa, tanto pela facilidade, quanto pelo custo, mas é sempre bom considerar a contratação de uma transportadora a medida em que seu negócio começa a exigir prazos menores e volumes de entrega maiores.

Então, para te ajudar nessa escolha, reunimos às formas de cálculo de frete adotadas por essas opções de mercado.

Correios

Para o cálculo de frete dos correios, desde 2011, a medida utilizada é o preço por cubículo. Nesse modo de precificação é levado em consideração o volume das cargas a serem transportadas e não somente o peso dos produtos, isso ajuda na distribuição e planejamento de entrega das mercadorias.

Podemos calcular o peso cúbico das encomendas  da seguinte forma:

(C x L x A)/6.000*

Onde:

  • “C” equivale ao Comprimento do objeto, medido em centímetros;
  • “L” equivale a Largura do objeto, medida em centímetros;
  • A equivale a Altura do objeto, medida em centímetros;
  • 6.000 equivale ao coeficiente resultante da relação entre peso e volume mais adequada e comercialmente justa à cubagem de aeronaves, conforme recomendado pela IATA, entidade internacional que congrega as empresas aéreas.

O resultado obtido será o peso cúbico da encomenda.

Caso o peso cúbico da encomenda seja menor ou igual a 5 kg, será atribuído o peso físico (ou real). Para encomendas com peso cúbico maior que 5 kg, valerá o maior resultado após a comparação dos resultados entre o peso físico (kg) e o peso cúbico (C x L x A)/6.000.

Então, sendo um pacote de 5,5 kg de peso físico, com as dimensões 40x50x10/6.000 que resultam um peso cúbico de 3,33 kg, o peso considerado para precificação será o físico, de 5,5 kg. Para o caso do peso cúbico ultrapassar o limite de 30 kg será cobrado valor adicional.

Exemplo 1: Encomenda com as dimensões: 40 cm X 50 cm X 10 cm e pesando 9 kg: 40 cm x 50 cm x 10 cm / 6000 = 3,33Kg cúbicos => isenta de peso cúbico; portanto, será cobrado peso físico = 9 kg.

Fonte: Correios

Para saber mais, você pode simular o cálculo de frete das suas entregas através do site dos Correios Clicando Aqui.

Transportadora

Por outro lado, as transportadoras também oferecem ótimas alternativas, dependendo da necessidade do seu e-commerce.

Para que você possa entender melhor, conheça os tipos de frete de uma transportadora:

  • Direto ou Normal: O frete “normal”, como o nome já sugere, é o mais comum do mercado, pois, nele, a transportadora coleta a carga e a leva até o remetente, sem outras operações. Contudo, para saber a carga tributária dessa operação, depende de variáveis como a legislação do estado e o regime de recolhimento da empresa.
  • Subcontratação: Neste modo, a transportadora contratada não utiliza meios próprios para realizar o transporte e aciona outra empresa para fazer as entregas. Tal terceirização facilita a diminuição de prazos.
  • Redespacho: O redespacho se assimila a subcontratação, porém possui algumas particularidades. Entre elas, podemos citar o caminho percorrido pela transportadora.

Entretanto, para que você saiba escolher qual a melhor dessas opções, devem ser considerados:

  • A distância da entrega;
  • O peso e o volume dos produtos;
  • O modo de transporte;
  • As categorias do cliente;
  • As taxas específicas;
  • Entre vários outros fatores.

Mas, e quando falamos de impostos?

Tanto para a emissão da DANFE, quanto para a identificação e redução dos seus impostos, é crucial contar com os serviços de um escritório de contabilidade e nós, da Contábil Arabescos, somos especialistas em contabilidade para e-commerce.

Procurando por Contabilidade em São Paulo – SP?  Vamos, juntos, alavancar os resultados do seu negócio virtual com segurança, transparência e excelente gestão financeira, tributária e trabalhista.  

Para saber mais, entre em contato com um de nossos contadores, que são especialistas em prestar serviços de contabilidade para e-commerce!

Aguardamos o seu contato! Que tal dar um upgrade no seu negócio hoje mesmo!?

Até logo…

Muito sucesso!

Siga-nos no Facebook: @Contábil Arabescos

#entregademercadoria #controlefinanceiro #calculodefrete #controledeestoque #contabilidadeparalojavirtual #contabilidadeemsaopaulo #contabilidadeparaecommerce

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top