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Como Abrir Um E-commerce Em 3 Passos! Aprenda Os Fundamentos De Loja Virtual De Sucesso!

Como abrir um e-commerce em 3 passos! Aprenda os fundamentos de loja virtual de sucesso!

Deseja vender muito mais de maneira simples, rápida e dinâmica através de alguns simples cliques? A nova era do varejo já uma realidade para milhões de consumidores! Aprenda como abrir um e-commerce em 3 passos e faça parte dessa constante e lucrativa evolução!

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o ano de 2018 prevê um aumento de 15% das vendas realizadas em e-commerce em relação ao ano anterior, o que significa um faturamento de R$ 69 bilhões às lojas virtuais do mercado nacional.

Esses dados positivos refletem uma cultura que a algum tempo, levando em consideração a entrada da internet no estilo de vida brasileiro, vem se tornando cada vez mais virtual.

Nossa maneira de interagir, conviver e consumir mudou, e se você deseja estar inserido nessa dinâmica e – muito lucrativa – evolução, então chegou a hora de aprender como abrir um e-commerce em 3 passos!

1º Passo: estude o mercado antes de abrir o seu e-commerce

Embora seja vasta, a internet, ao contrário do que muitos afirmam, não é uma terra sem lei! Muito pelo contrário, o empreendedor que hoje deseja abrir um e-commerce deve estar completamente ciente das legislações que regulamentam o comércio virtual.

Em suma, os principais decretos nos quais você deverá se atentar são:

Tendo ciência das leis a serem seguidas, chega a hora de entender quem são os seus principais concorrentes, seus fornecedores e seus consumidores.

Focando nos concorrentes, é de extrema importância saber quem são os players do mercado em que você deseja se inserir, em outras palavras, entenda “quem é que manda” no seu segmento!

Essa análise é essencial porque é possível perceber qual o movimento do mercado, quais as tendências que os seus consumidores seguem, e como é feita a comunicação dos seus concorrentes com os seus consumidores.

Ok, então eu irei ficar correndo atrás dos outros?”

O foco não é imitar os seus concorrentes, mas trabalhar em cima do que eles não oferecem, seja por falha operacional ou por ser desvantajoso para eles atender a um nicho específico.

Lembre-se: a oportunidade nasce da necessidade!

Bom, agora falando dos seus fornecedores, irei citar dois pontos fundamentais para a escolha dos fornecedores ideias na hora de abrir um e-commerce:

  • Estoque:

Quando falo sobre estoque, me refiro a toda a logística ofertada pela empresa contratante, fator essencial para o sucesso de um e-commerce que deseja atender a demanda de clientes de maneira satisfatória.

Existem alguns modelos de estoque que se adaptam à situação do e-commerce, o que diminui custos e potencializa a capacidade de atender clientes com eficiência, para ficar mais claro irei citar alguns abaixo:

  • Estoque Compartilhado: este modelo é focado para as empresa que também possuem loja física, somando desta forma a estocagem dos produtos da loja offline com a loja online, o que economiza despesas de armazenamento. 
  • Estoque Descentralizado: este modelo, como o nome sugere, descentraliza os locais de armazenagem dos produtos, espalhando por diversas regiões os locais de armazenagem, o que diminui o tempo de frete e dinamiza o processo de entrega. 
  • Estoque Terceirizado: Por fim, temos um modelo que é dividido de duas maneiras: Drop shipping e Cross docking. No drop shipping, os produtos que são adquiridos são entregues diretamente pelo fornecedor, enquanto no cross docking a entrega dos produtos é feita à loja que fica responsável por entregar os produtos aos clientes. A vantagem desses dois modelos é que a loja virtual não precisará manter seus em estoque, já que os mesmos estarão em posse do fornecedor até o ato da compra.
  • Preço:

Falado do estoque, vamos focar no preço da suas negociações com seus fornecedores.

De maneira sucinta, o segredo está em uma negociação que seja vantajosa para ambas as partes.

Contratos sazonais, compra de lotes, parcela de lucro sobre venda, maior período para quitação de dívida, dentre outros fatores negociáveis podem ser diferenciais para parceria que traga excelentes resultados tanto para o seu e-commerce quanto para os seus fornecedores.

2º Passo: Saiba para quem você está vendendo antes mesmo de abrir um e-commerce

Não achou que eu tivesse esquecido do seus consumidores, não é mesmo?

Bom, para abrir um e-commerce de maneira realmente efetiva, é preciso saber para quem você pretende vender.

Para te ajudar a solucionar essa questão, se pergunte:

Quem irá se sentir beneficiado ao adquirir os meus produtos?”

Pode parecer uma pergunta simples, mas ajuda bastante!

Você pode realizar uma pesquisa de público-alvo ou até mesmo analisar os consumidores dos seus concorrentes diretos, mas o que irá realmente te diferenciar será a sensação passada aos seus consumidores.

Afinal, você está em uma ambiente virtual, o que vende é a emoção!

Para que você entenda melhor onde quero chegar, pense comigo, o que você realmente oferta? Um produto, um serviço, ou uma solução, um estilo de vida, um momento satisfatório?

Um bom vendedor de fones de ouvido, por exemplo, não vende para qualquer um que tenha orelhas!

Ele vende a sensação de poder ouvir suas melhores músicas onde é que você estiver, focando seus anúncios para pessoas nas quais ele consiga entregar os fones, lugares que ele possua frete disponível, e que ainda apresentem interesse em festivais e shows.

Em outras palavras ele segmenta o seu público e qualifica suas vendas!

E não se esqueça de se manter em constante comunicação com o seu público-alvo através das redes sociais!

Desperte interesse, empatia e curiosidade por meio de uma comunicação pessoal.

Destaque seus diferenciais para ter sucesso em abrir um e-commerce.

3º Passo: Conheça sua plataforma de vendas como a palma da sua mão!

Por fim, e não menos importante, é de crucial fundamental conhecer a plataforma na qual você realiza sua vendas!

Neste momento, por mais que existam várias opções de sites e aplicativos que ofereçam layouts de lojas virtuais prontos, é imprescindível possuir o auxílio de um desenvolvedor, até porque, seu portal de vendas não pode correr o risco de ficar fora do ar!

Analise e avalie as melhores opções de provedor, o melhor domínio e as melhores estratégias de ranqueamento para o site e/ou aplicativo.

E bem, caso você queira total apoio na hora de abrir um e-commerce com segurança e sem burocracia, conte com a Arabescos e conquiste resultados surpreendentes!

Sucesso e até breve!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

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Sucesso e até a próxima!

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