skip to Main Content
Contabilidade Para Transportadora De Cargas – Quais As Obrigações Fiscais Da Sua Empresa?

Contabilidade para Transportadora de Cargas – Quais as obrigações fiscais da sua empresa?

As obrigações fiscais que ficam a cargo de uma contabilidade para transportadora de cargas podem ser suficientemente complexas e burocráticas, a ponto de trazer multas e autuações. Isso, por si só, já é algo que pode ser muito prejudicial para sua empresa!

Entretanto, quando você possui a assessoria de uma contabilidade especializada em transportadoras de cargas, executar as rotinas fiscais se torna muito mais fácil, e estar dentro da conformidade fiscal e tributária se torna algo normal no seu dia a dia.

Aplicar esses conhecimentos é absolutamente imprescindível. Contudo, equilibrar o aprendizado e até mesmo a aplicação dos mesmos com a rotina diária é uma tarefa bastante difícil, principalmente para alguém focado em alcançar o sucesso, como você.

Por isso, contar com a assessoria e a orientação de uma contabilidade para transportadora de cargas é fundamental. Os especialistas no seu negócio cuidarão de toda a sua carga tributária e das operações mais burocráticas e complicadas.

De qualquer forma, conhecer as suas obrigações fiscais é fundamental. Por isso, trouxemos todas as obrigações fiscais que a sua transportadora está incumbida de lidar.

Confira abaixo:

Obrigações fiscais da transportadora, saiba quais são!

CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico

Esse é o documento digital que documenta a prestação de serviços de transporte de cargas realizadas por meio aéreo, ferroviário, rodoviário ou dutoviário.

Este documento substitui diversos documentos utilizados na contabilidade para transportadora, sendo específico para o transporte de cargas intermunicipal, onde incide o ICMS.

Veja, abaixo, a lista de documentos que são substituídos pelo CT-e:

  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;
  • Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;
  • Conhecimento Aéreo, modelo 10;
  • Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27;
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7, quando utilizada em transporte de cargas.

CFOP, o Código Fiscal de Operações e de Prestações

Esse código, que é determinado pela Receita Federal, é quem determina se uma nota emitida deve ou não recolher impostos, além de indicar o movimento financeiro e de estoque, facilitando o controle por parte do empresário.  Consta em guias, notas fiscais e na escrituração de livros fiscais.

MDF-e

MDF-e, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais é bem parecido com o CT-e. Tem como principal finalidade regular o registro das cargas que se encontram em trânsito, e substitui o Manifesto de Carga modelo 25.

Útil, não é mesmo?

CIOT – Código Identificador da Operação de Transporte

O CIOT é um código que gera uma identificação única no contrato do frete, e precisa estar especificado também no CT-e, quando houver subcontratação.

Esse código é gerado através de alguns dados básicos, tais como as informações de contratante e contratado, o valor do frete, qual foi a forma de pagamento utilizada, de onde vem o produto e para onde ele vai.

Pagamento eletrônico do frete

Esse pagamento eletrônico é realizado através de empresas homologadas pela ANTT, sendo direcionado às empresas contratadas por você. Quando o pagamento é realizado, a administradora, ou empresa homologada, se preferir, deverá gerar o CIOT.

Não deixe sua empresa correr riscos. A Contabilidade para Transportadoras de Cargas garante que você não tenha que pagar multas e sofrer com problemas que ameaçam a segurança fiscal, contábil e tributária da sua empresa.

Conte conosco. Somos especialistas no assunto e podemos te ajudar a garantir o equilíbrio necessário para sua transportadora de cargas alcançar o sucesso.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top