skip to Main Content
Contas A Pagar E A Receber – Entenda Qual A Diferença!

Contas a pagar e a receber – Entenda qual a diferença!

Saiba mais sobre qual é a diferença entre suas contas a pagar e a receber e tire esse assunto de letra em sua gestão!

A modernidade trouxe diversos benefícios para os empreendimento atuais. Foram feitos sistemas para recolher, armazenar, decodificar e analisar os dados pertinentes, processos e táticas para otimizar os processos dos departamentos de um negócio por completo.

Pois, afinal de contas, alguém imagina a própria empresa sem as facilidades e potencializações que essas ferramentas proporcionam às nossas rotinas? E apostamos que, assim como a massiva maioria dos empreendedores, você diria que não. Realmente, não seria o mesmo mundo se não passássemos as máquinas para o âmbito empresarial.

E as otimizações que elas nos concedem são incontáveis, assim, podemos agradecer imensamente não ter que esperar horas – ou até mesmo dias – por uma resposta de um cliente, não é mesmo? Não só a redução de tempo entre tarefas, mas a execução das atividades foram renovadas, reinventadas, reestruturadas e reescritas por revolucionários, inventores e líderes, assim como você, que viam as possibilidades alcançando patamares que só os sonhos poderiam mensurar.

E, pensando em como mais uma desses novos pontos de vista mudaram o mundo dos empreendimentos, e como o seu próprio pode se inspirar nessas mudanças, que iremos explicar um pouco mais sobre as contas a pagar e a receber e dar dicas de como realizar o gerenciamento dessa operação com o máximo de eficiência. Venha com a gente, separamos dicas imperdíveis para garantir que sua gestão nunca falhe na hora de prestar as contas!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossos Serviços

O que são as contas a pagar e a receber?

Antes de tudo, colocamos um conceito com dois desdobramentos muito parecidos juntos. Para esclarecer o que são as contas a pagar e a receber, precisamos abordar cada um dessas divisões separadamente.

As contas a pagar são todos os débitos que a sua empresa para com o Governo, fornecedores, despesas, etc. Ou seja, são todas as suas saídas, que consequentemente, geram um desprendimento de dinheiro.

As contas a receber são todos os créditos que serão concedidos por clientes, revendedores ou vendas realizadas à prazo, cujas parcelas ainda estão compondo o seu rendimento. Em outras palavras, são todas as entradas que seu negócio adquire.

E a diferença entre as duas?

É uma resposta simples, apesar de ambas comporem o seu fluxo de caixa, são indicadores diferentes, inclusive, opostos.

Dicas de contas a pagar e a receber!

Como além de definir e esclarecer a diferença, queremos que você saiba como elaborar uma ótima gestão de contas a pagar e a receber, trouxemos dicas simples, porém muito eficientes, para realizar esse processo.

Faça um documento!

Recomendamos uma planilha, mas use o que mais achar prático e mais lhe for útil. Anote os recebimentos e as despesas que você terá em um período, seja por mês ou por semana, o arco de tempo dependerá do que você considerar mais fácil.

Esteja pronto para cobranças!

Nem sempre os clientes ou devedores se lembram de suas dívidas, então, lembre-os com um tempo razoável antes do vencimento da cobrança por algum meio que ele forneceu. Assim, quem não tiver se recordado poderá cumprir o acordo e ter tempo de separar o valor. 

Um ponto a se ressaltar aqui é que isso só deve ser aplicado caso a pessoa tenha concedido uma forma de contato e concordado ser notificado, caso contrário, essa ação terá uma resposta negativa.

Monitoramento constante!

Sempre confira o documento para adicionar novos itens, anotar os recebimentos e pagamentos efetuados e checar as próximas atividades.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário abaixo e nos diga sua opinião, responderemos o mais rápido possível! E se possui alguma dúvida, não hesite em nos contatar!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Contas a pagar e a receber - Qual a diferença?
Article Name
Contas a pagar e a receber - Qual a diferença?
Description
Saiba mais sobre qual é a diferença entre suas contas a pagar e a receber e tire esse assunto de letra em sua gestão!
Author
Publisher Name
Arabescos
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *