skip to Main Content
Crise Econômica No Setor De Transportes: Uma Estratégia Simples Para Superar

Crise Econômica No Setor De Transportes: Uma Estratégia Simples Para Superar

Crise Econômica No Setor De Transportes: Sem Fórmula Mágica E Promessas Infundadas! Uma Estratégia Clara, Simples E Sem Custos Que Possibilita Superar Os Piores Dias Da Recessão Econômica Que Se Instalou No País

Não Há Forma De Fugir Da Crise Econômica. Ela Chegou E Temos Que Encarar De Frente O Que Nos Espera, Mas É Possível Diminuir Seus Impactos Com Uma Metodologia Simples. Conheça A Fórmula A.A.P.M.

Transporte - Contabilidade no Ipiranga | Contábil Arabescos

Há uma chance – ainda que distante – de manter a sua empresa em ordem durante a crise financeira e nós não queremos vendê-la para você. Nós a estamos dando! As suas possibilidades de superar este período dependem apenas desta leitura e de algumas ações pontuais.

Esperamos que faça a escolha certa!

Alguns chamam de “jogo de luzes”, outros dizem que as notícias são apenas para inflar os ânimos, mas… você que está à frente de uma empresa de transportes sabe bem o quanto a crise econômica tem impactado nos resultados financeiros. 

Não importa o que dizem por aí, estamos vivendo uma realidade distópica para aqueles que, em aspectos gerais, “carregam o Brasil nas costas”.

Estamos falando de transportadores em geral. Não há dúvidas de que os impactos foram sentidos por todos. 

Nós fomos atingidos por um terremoto dos mais fortes e agora os pilares de sustentação estão fracos, rachados e prestes a desmoronar. 

Então, o que fazer em um momento como este? Como agir em um período onde todas as perspectivas são de piora e um monte de oportunistas se apresentam com suas promessas infundadas, garantindo salvar a sua transportadora?

O que vamos te mostrar se trata de uma metodologia validada que, se você aplicar passo a passo, vai evitar que seu negócio seja – tão – atingido pela pior crise econômica desde a grande recessão de 1929.

Aproveite o material!

Algumas considerações sobre o setor de transportes e a crise econômica 

Antes de explicar o processo que pode mudar a realidade do seu negócio em meio à crise, é preciso compreender o fato de que o ramo de transportes é um verdadeiro termômetro dos impactos causados

Sendo assim, tendo em vista que toda a produção nacional, em algum momento, deve ser transportada – mesmo que não seja um produto finalizado – é possível compreender que, quando há uma diminuição na demanda de transportes, significa que todos os outros ramos já foram violentamente atingidos. 

Não se trata de minimizar a sua situação. Não nos entenda mal.

Estamos apenas demonstrando que, apesar de os impactos já estarem sendo muito fortes, ainda há tempo para mudar – antes que piore – o cenário, enquanto outras empresas de outros setores forem capazes de manter o seu nível de produtividade.

Dito isso, vamos ao que você veio procurar – mas não se esqueça do que dissemos…

Confira Nossas Especialidades

Uma enorme sombra paira sobre as estradas, ferrovias e outros caminhos…

Pode parecer título de livro, mas não é o caso. Existe realmente uma sombra que paira sobre os caminhos do Brasil… e você a conhece bem – ou vai conhecer em breve.

Há alguns anos a demanda de transportes vem diminuindo e poucos entendem o motivo, poucos são aqueles que analisam o mercado a ponto de entender que não entramos em uma crise apenas agora.

Nosso caminho para a perdição, recessão e crise econômica remete de muitos anos atrás, quando não houve reconhecimento quanto à importância da classe de empresários e trabalhadores que movem o país.

Agora tudo recai os resultados atuais e…

Apesar de isso ser inevitável, você pode – mais uma vez – salvar o país. Contudo, para isso precisa se salvar.

A crise econômica é um jogo sanguinário que nos obriga a viver um período de guerra em tempos de paz.

Quais são suas armas?

Se não tem, considere esta: 

Fórmula A.A.P.M. Da Contábil Arabescos ®

A Fórmula A.A.P.M. é uma composição simples e gratuita feita por especialistas em contabilidade para transportadoras. Ela é específica para uso em tempos de crise, mas, é claro, pensando na sua comodidade e segurança, ela foi totalmente adaptada antes de ser divulgada para que você possa continuar a utilizá-la no pós-crise como forma de crescer. 

Ou seja, a Fórmula A.A.P.M. é não somente uma forma de se manter firme em tempos difíceis, mas de garantir crescimento elevado e exponencial a qualquer hora, lugar e circunstância.

Sendo assim, existem quatro pilares primordiais para garantir o funcionamento do seu negócio: os custos, a efetividade, os ganhos e, é claro, a gestão eficaz.

Arabescos Gif Lp Transportadoras - Contabilidade no Ipiranga | Contábil ArabescosPowered by Rock Convert

Portanto, tenha em mente que desenvolvemos essa ferramenta considerando cada um dos pontos citados.

Veja como tudo funciona:

Análise

A análise está para os seus ganhos, assim como o Fisco está para os tributos.

Ou seja, tendo em vista o fato de que o Fisco analisa minuciosamente cada aspecto intrínseco ligado à sua atuação e que, por conseguinte, gera tributos, a análise será capaz de promover a compreensão do seus custos, preços, obrigações e outros pontos que incidem sobre a desenvoltura da sua transportadora.

Portanto, ao fazer a análise identificatória, serão considerados os seguintes pontos da gestão financeira: 

  • Apuração de resultados;
  • Inadimplência (credora e devedora);
  • Capital de giro;
  • Ponto de equilíbrio (Break Even Point);
  • Preço de venda;
  • Contas a pagar;
  • Conciliação bancária;
  • Controle diário de vendas;
  • Fluxo de Caixa.

Após analisar todos esses fatores, desenvolva um relatório que considera os seus ganhos subtraídos dos seus custos para, então, compreender as suas possibilidades.

OBS: a análise é feita de acordo com um curto período de tempo, tendo em vista a volatilidade do mercado de transportes durante a crise econômica.

Afunilamento de custos

Finalizado o período de análise, identifique a fundo os seus custos e a composição de cada um deles. Afinal, por muitas vezes, vemos apenas o custo final, sem entender o seu fato gerador.

Dessa maneira, compreenda a qual setor cada um dos valores de custo incide para que, então, seja possível identificar as chances de afunilamento sem impacto direto na efetividade de atuação.

Lembre-se sempre que a demissão de funcionários não caracteriza uma diminuição eficaz de custo, afinal, vai impactar no potencial competitivo, possibilitando a perda de mercado.

Identificados os custos, comece o afunilamento de maneira gradual e explane em relatórios cada um dos impactos.

Neste momento, caso haja a possibilidade, é primordial o auxílio do seu contador, levando em conta que alguns aspectos somente poderão ser vistos por um olhar clínico, bem como a pontuação de questões tributárias, por exemplo. 

Planejamento – constante e com os pés no chão

Planeje seus passos e os da sua transportadora. Tenha em mente o fato de que estamos passando por uma crise econômica e que o cenário é extremamente volátil. 

Portanto, não se planeje para longos períodos de tempo, isso pode ocupar mais do seu dia do que imagina, diminuindo as chances de identificar novas possibilidades de crescimento.

Dessa forma, leve em conta no planejamento todos os pormenores citados no tópico “análise”. 

Mensuração

Defina um período para recomeçar a fase de análise, afinal, em pouco tempo o mercado pode ter agregado grande recuperação ou grande queda.

Visto isso, faça cálculos a fim de compreender qual foi a sua redução de custos durante o período avaliado e – PRESTE MUITA ATENÇÃO – identifique chances de investimento com retorno a curto prazo e… 

CASO NÃO ENCONTRE, RESERVE OS VALORES PARA SEREM UTILIZADOS EM MOMENTOS DE NECESSIDADE.

Por que utilizar a fórmula A.A.P.M. durante a crise econômica – e, também, depois?

Simplicidade

A simplicidade, assim como você pode perceber, é uma das características primordiais que a nossa fórmula leva em consideração. Tenha em mente o fato de que essa fórmula foi criada por especialistas para você que, talvez, não tenha experiência na gestão financeira de riscos durante a crise econômica.

Gratuidade

Outro aspecto claro da formulação que desenvolvemos é a gratuidade, uma vez que, neste período, você precisa de alguém que se posicione ao seu lado sem querer nada em troca. 

Queremos apenas que o seu CNPJ sobreviva!

Composição por especialistas em contabilidade para transportadoras

Confiar a sua transportadora às mãos de especialistas é uma oportunidade única e nós sabemos muito bem disso. Afinal de contas, muitos no mercado contábil oferecem – durante o período de crise econômica e, também, fora dele – serviços voltados ao seu nicho de mercado sem nenhuma especificidade, totalmente generalistas.

É possível ver que, na grande maioria das vezes, isso impede o seu negócio de evoluir… tendo nas mãos apenas o básico para se manter atuante, sem possibilidades de crescimento. 

Portanto, assim como você viu, não trouxemos uma fórmula mágica, mas uma estratégia formulada e testada para que você consiga superar os piores dias da crise econômica que se instalou no nosso país. Compreenda que esta estratégia é única para o ramo dos transportes e tende a melhorar os seus resultados mesmo num período onde as tendências são de piora.

Dessa maneira, se quiser ainda mais segurança na sua atuação, assim como aumentar as chances de crescimento exponencial, entre em contato com um dos nossos especialistas. 

Facilitamos o contato para que a sua experiência seja a melhor possível e a sua urgência seja a única causa geradora para o nosso objetivo.

Clique Aqui e fale agora mesmo com a gente!

Sua transportadora não pode mais esperar os impactos da crise econômica se dissiparem.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Crise Econômica No Setor De Transportes: Uma Estratégia Simples Para Superar