skip to Main Content
Declaração De Exportação – Entenda A Sua Importância E Como Elaborar

Declaração de Exportação – Entenda a sua importância e como elaborar

A declaração de Exportação (DE) é um documento de muita importância para o transporte internacional de produtos. Entenda mais sobre ela agora mesmo!

Para que seja realizada a exportação de qualquer produto que, consequentemente, terá que passar por todo o processo de despacho aduaneiro, é preciso contar com a documentação correta, e entre ela está a declaração de exportação.

Portanto , se deseja exportar os seus produtos de maneira correta e sem maiores problemas com a Receita Federal, além de garantir um maior conhecimento sobre o gerenciamento dos seus processos, entenda agora mesmo o que é a declaração de exportação (DE) e como você pode elaborá-la.

O que é a declaração de exportação?

Para que você possa realizar a exportação dos seus produtos sem maiores problemas, a declaração de exportação é o documento necessário para o confronto dos seus dados e análise toda a carga que será transportada pela sua empresa.

Sendo assim, fica a cargo desse documento a declaração de informações como:

  • Identificação da empresa responsável pela exportação;
  • Nomenclatura do material;
  • Quantidade de materiais;
  • Peso da carga;
  • Valor total da mercadoria;
  • Modal de transporte;
  • Notas fiscais referentes à operação.

Contudo, além da declaração de exportação existem ainda mais dois documentos necessários para que a realização da sua exportação seja bem sucedida, e legalizada. Sendo eles:

  • o Registro de Exportação (RE); e
  • a Declaração Simplificada de Exportação (DSE).

Que referem-se às informações fiscais e comerciais da mercadoria (RE) e uma versão simplificada da DE, como o nome já sugere “Declaração Simplificada da Exportação”, que pode ser aplicada a mercadoria no valor de até US$ 50.000,00.

Porém, desde de 2017 é possível unificar todos esse documentos em um só, graças a Declaração Única de Exportação (DU-E), que consiste em todas as informações necessárias para a realização da exportação em um documento, o que reduz tempo de operação e a burocracia do processo.

Como realizar a Declaração de Exportação, ou então a Declaração Única de Exportação?

O processo todo pode ser realizado por meio do Portal Único do Siscomex.

Você precisará de um certificado digital para a operação, além da habilitação da sua empresa. É possível solicitar na página inicial do portal.

Após realizados esses procedimentos, siga para a área de “Declaração Única de Exportação” e vá para o campo de “Elaborar DU-E”. Preencha suas informações gerais, tais como dados de identificação; suas informações fiscais, tais como NFs; e as informações das suas mercadorias; tais como classificação, condição de venda; Entre demais dados contidos no documento.

Preenchidos todos esses dados o documento estará gerado, com segurança e praticidade.

Para saber mais sobre como realizar esse procedimento com segurança, e se livrar de retrabalho ou problemas com informações incoerentes, conte com os profissionais especialistas da Arabescos Contabilidade.

Independente dos modais que a sua transportadora trabalhe, nós somos dedicados a entender e atender todas as suas necessidades fiscais, tributárias e contábeis.

Interessado? Então, o que acha de marcarmos uma conversa?

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top