skip to Main Content
Escrituração Contábil – É Necessário Fazer A De Uma Transportadora?

Escrituração contábil – É necessário fazer a de uma transportadora?

Saiba mais sobre a escrituração contábil e se ela é de fato aplicável a sua transportadora!

Quando se lidera um empreendimento, nem sempre as situações que se apresentam são de fácil resolução – inclusive, quando são, chega a ser uma surpresa. Por essa razão, um empreendedor não apenas vê um futuro para o seu negócio, como abraça a ideia de crescer, tomando as medidas necessárias para que o amanhã sempre seja melhor que o hoje.

Então, gerir uma transportadora não é nada menos do que um desafio, afinal, um mercado tão amplo quanto esse permite que uma exploração possa ser feita tanto pelo país quanto pelas possibilidades de expansão, que chegam a ser incontáveis para uma mente destinada ao sucesso.

Porém, para ir além, é necessário sanar as dúvidas de hoje, e para te ajudar a encontrar a solução para a necessidade da realização da escrituração contábil para sua empresa, que preparamos este artigo. Venha com a gente e confira mais sobre esse documento!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades

O que é escrituração contábil?

A escrituração contábil, também chamada de “escrituração mercantil”, “Escrituração Tributária” ou “Escrituração Fiscal”, consiste no registro de cada um dos fatos que ocorrem na empresa. Esse controle é feito de maneira cronológica, ou seja, de acordo com um período definido de tempo.

Sendo assim, para que seja possível efetivar a escrituração contábil da sua transportadora, é de suma importância ter o apoio de uma contabilidade especializada no seu ramo de atuação, visto que, além da obrigatoriedade de fazer os registros contábeis do negócio, essa empresa será capaz de compreender os fatos e definir o melhor modo de registrá-los e, é claro, de possibilitar o crescimento do seu empreendimento.

Arabescos Gif Lp Transportadoras - Contabilidade no Ipiranga | Contábil ArabescosPowered by Rock Convert

Dessa forma, a escrituração contábil tem como principais objetivos o registro em livros e fazer a devida organização, demonstração, análise e acompanhamento das modificações patrimoniais de um determinado período de tempo. Visto isso, é imprescindível que essa atividade seja desempenhada seguindo os seguinte preceitos:

  • utilizar como base o idioma e moeda corrente nacional;
  • deverá ser feita em forma contábil;
  • executar a escrituração em ordem cronológica de dia, mês e ano;
  • não permitir rasuras, borrões, espaços em branco e quaisquer outras formas que dificultem ou alterem sua leitura;
  • a escrituração contábil deverá ser feita manualmente, através de processo mecanizado ou, ainda, eletrônico;
  • deverá ser desempenhada se utilizando de documentos externos ou de origem interna. Contudo, em sua falta, poderão ser utilizados quaisquer elementos que comprovem ou gerem a evidência  dos fatos e prática de atos administrativos. 

A escrituração contábil é obrigatória para transportadoras?

Visto que a escrituração contábil tem como foco principal registrar quaisquer tipos de modificações patrimoniais em ordem cronológica, fazê-la em sua transportadora é indispensável e obrigatório.

Segundo o Art. 1 do Decreto Lei 486/1969

“Todo comerciante é obrigado a seguir ordem uniforme de escrituração, mecanizada ou não, utilizando os livros e papéis adequados, cujo número e espécie ficam a seu critério.

Parágrafo único. Fica dispensado desta obrigação o pequeno comerciante, tal como definido em regulamento, à vista dos seguintes elementos, considerados isoladamente ou em conjunto […]”

Dessa maneira, como pôde perceber, independentemente de sua natureza jurídica ou porte, todos os empreendimentos estão obrigados a desenvolver a escrituração fiscal, com exceção apenas dos pequenos empresários, de acordo com o “Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”.

A importância da escrituração contábil

Neste momento, após tantas informações, talvez você esteja se perguntando sobre a importância da escrituração contábil para a sua transportadora; sendo assim, podemos dizer que essa ferramenta é importante, no primeiro momento, para que seja possível manter o seu negócio distante de problemas fiscais, tais quais as multas e sanções que podem, muitas vezes, ser uma enorme “dor de cabeça” e gerar inúmeras complicações. 

No entanto, pode-se dizer ainda que este registro permite fazer prova a favor da sua empresa, provando, assim, que está em dia com as contribuições cabíveis relacionadas às alterações patrimoniais.

E então, o que achou das informações? Foram úteis? 

Caso precise do apoio de uma contabilidade especializada em transportadoras, entre em contato conosco! Será um enorme prazer poder fazer parte do crescimento da sua empresa e ajudar a levá-la aos mais altos níveis de sucesso.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Escrituração contábil - É necessário fazer a de uma transportadora?
Article Name
Escrituração contábil - É necessário fazer a de uma transportadora?
Description
Lea nosso artigo a seguir para que assim você e saiba mais sobre a escrituração contábil e se ela é de fato aplicável a sua transportadora!
Author
Publisher Name
Arabescos
Publisher Logo

Deixe uma resposta