skip to Main Content
Fluxo De Caixa – Entenda Como Funciona Essa Ferramenta E Como Pode Impactar Em Sua Empresa!

Fluxo de caixa – Entenda como funciona essa ferramenta e como pode impactar em sua empresa!

Entenda a importância do fluxo de caixa e saiba como a utilização desta ferramenta pode abrir um mundo de novas possibilidades para o seu empreendimento! 

A história é, talvez, uma das ciências mais importantes de todos os tempos. Afinal, o que seria da humanidade sem os registros de tudo o que já nos aconteceu? O que seria de nós se não tivéssemos uma junção de informações para nos mostrar o que é bom e o que não? O seria de nós se não fosse possível fazer fazer um “raio x” capaz de nos indicar tudo pelo que já passamos? 

Bom, a você pode parecer um tanto quanto estranho começar um texto que fala sobre o fluxo de caixa citando a nossa história… mas podemos dizer, sem dúvida alguma, que ambos são muito mais parecidos do que podemos chegar a pensar um dia.

A história, assim como o controle de fluxo de caixa, tem o intuito de registrar tudo o que acontece – no entanto, uma ciência fala sobre o passado e a outra sobre o presente e futuro. A junção de informações é o que permite ao ser humano não cometer os mesmos erros do passado e ter que enfrentar, no futuro, as mesmas consequências; ou seja, com boa interpretação, ela prova se determinado caminho é bom ou ruim. Para além disso, devemos considerar o diagnóstico do empreendimento – o que pode ser comparado diretamente como sendo o “raio x” da nossa história – que nos permite dizer com precisão (no caso do fluxo de caixa) quais serão as possibilidades para o amanhã.

E então, curioso para entender o que é e como funciona o fluxo de caixa? Sendo assim, fique conosco até o final e boa leitura!

Confira Nossas Especialidades

O que é o fluxo de caixa? 

O fluxo de caixa é uma ferramenta contábil administrativa que tem por objetivo principal manter o controle de entradas e saídas financeiras de um determinado período em uma empresa. 

Contudo, muito além do já citado, o fluxo de caixa auxilia diretamente no processo de tomada de decisões empresariais, uma vez que este oferece aos gestores do setor financeiro uma verdadeira “visão de raio x” sobre o negócio em questão, permitindo, assim, que cada tomada de decisão baseada em investimentos seja melhor pensada e tenha resultados mais assertivos e deixando de lado os impactos ao caixa. 

Sendo assim, esta ferramenta também oferece um melhor controle das entradas e saídas financeiras, permitindo ao empresário entender quais setores exigem mais do caixa empresarial, compreender as possibilidades de novos investimentos e, é claro, saber o momento exato em que gastos não poderão mais ser tolerados porque terão incidência direta nos pilares financeiros do empreendimento. 

A importância do fluxo de caixa

Como se já não bastassem as vantagens que citamos acima, o fluxo de caixa ainda proporciona maior controle financeiro ao empreendimento, mantendo todos os registros financeiros. 

Sendo assim, é possível dizer que esta ferramenta é de vital importância para todo e qualquer negócio, não importando o seu tempo de mercado ou porte. Afinal de contas, o controle financeiro é o que mantém uma empresa saudável e crescendo com constância, não é mesmo? 

Então, caso tenha a intenção de alcançar o sucesso através de muita saúde financeira, basta entrar em contato conosco! É sempre um enorme prazer ajudar a realizar sonhos! 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Fluxo de caixa - Como funciona e pode impactar em minha empresa?
Article Name
Fluxo de caixa - Como funciona e pode impactar em minha empresa?
Description
Entenda a importância do fluxo de caixa e saiba como a utilização desta ferramenta pode abrir um mundo de novas possibilidades para o seu empreendimento!
Author
Publisher Name
Arabescos
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *