skip to Main Content
Gestão De Recursos Humanos Para Transportadoras: Tenha Uma Equipe Motivada Para O Sucesso Da Sua Empresa

Gestão de Recursos Humanos para Transportadoras: tenha uma equipe motivada para o sucesso da sua empresa

Quando tudo está indo bem na empresa, o dono vê as consequências desse resultado positivo da melhor forma: grandes números no próprio bolso. Assim, torna-se mais fácil se dedicar.

Entretanto, é mais difícil se manter empenhando quando você é um funcionário. Para isso existe a gestão de recursos humanos. 

Uma empresa é formada, principalmente, pelos seu funcionários. Por isso, o que define um negócio é o quanto as pessoas se dedicam a ele. 

A gestão de recursos humanos é uma área de estudo que busca, através da motivação de toda a equipe, aumentar os resultados. Se o esforço pelo crescimento da empresa parte de toda a equipe, o resultado vem mais rápido. 

Você sabe como fazer uma boa gestão de recursos humanos? Acompanhe o artigo e descubra! 

Chegou a hora de motivar a sua equipe e alavancar seu negócio!

Confira Nossas Especialidades

O processo inicial da gestão de recursos humanos

Hoje em dia, a maior parte das médias e grandes empresas possuem o setor de RH. Pequenas empresas, se não possuem, geralmente terceirizam esse serviço para empresas especializadas na área. Isso porque o valor desse processo está muito difundido entre os empresários. 

A gestão de recursos humanos não começa “no meio”: é um trabalho que deve ser feito do zero. Ao contratar pessoas, por exemplo, profissionais da área do RH traçam o perfil do candidato, e, com base nas respostas, é possível definir certas características.

De acordo com a personalidade, uma pessoa pode encarar o trabalho de uma maneira positiva e prazerosa, outras nem tanto. Alguns podem ser mais perseverantes, por exemplo, e outros mais criativos. Parte do processo da gestão de recursos humanos é identificar o perfil do candidato desejado para tal cargo. 

Em uma transportadora é necessário definir o tipo de perfil desejado do motorista, por exemplo. Quais são as características desejadas? Prudência? Perseverança? Calma? Educação? Tudo isso pode ser analisado através de um profissional da gestão de recursos humanos. 

Ao contratar um motorista com um perfil já voltado para o trabalho, mantê-lo motivado será mais fácil. Uma pessoa muito inquieta, por exemplo, ao dirigir por horas, pode achar o trabalho monótono, se esforçar pouco e até ir mal no trânsito. Já uma pessoa calma pode não apresentar esse problema.

A gestão de recursos humanos após a contratação

Mas o processo da gestão de recursos humanos se estende. Após a contratação, é possível realizar diversas atividades que mantenham a motivação da equipe de trabalho. São exemplos dessas medidas:

  • Recompensar bom desempenho;
  • Ouvir o que a equipe tem a dizer e mostrar que a opinião deles é válida;
  • Aceitar erros (mas não exagerando);
  • Mostrar preocupação com a vida dos profissionais.

Um bom profissional de RH sabe motivar e entender, mas sem ser enganado por trabalhadores mal-intencionados. Ele sabe aceitar erros e imprevistos, mas não tolera corpo mole. Sabe dar folga a trabalhadores doentes, mas não se deixa ser enganado.   

Fazer esse trabalho requer dedicação, visão e estudo. Portanto, um líder de outra área se encarregar do setor de RH pode não ser bom para a empresa.

Gostou do conteúdo? Então melhore seus conhecimentos em mais áreas conferindo outros artigos do nosso blog!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Gestão de Recursos Humanos para Transportadoras: Equipe motivada!
Article Name
Gestão de Recursos Humanos para Transportadoras: Equipe motivada!
Description
Quando tudo está indo bem na empresa, o dono vê as consequências desse resultado positivo da melhor forma: grandes números no próprio bolso. Assim, torna-se mais fácil se dedicar. Entretanto, é mais difícil se manter empenhando quando você é um funcionário. Para isso existe a gestão de recursos humanos.  Uma empresa é formada, principalmente, pelos seu funcionários. Por isso, o que define um negócio é o quanto as pessoas se dedicam a ele.  A gestão de recursos humanos é uma área de estudo que busca, através da motivação de toda a equipe, aumentar os resultados. Se o esforço pelo crescimento da empresa parte de toda a equipe, o resultado vem mais rápido. 
Author
Publisher Name
Arabescos
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top