skip to Main Content
Planejamento Estratégico, Tático E Operacional – Planeje O Futuro De Sua Empresa!

Planejamento estratégico, tático e operacional – Planeje o futuro de sua empresa!

Se você gerencia uma empresa e deseja que ela atinja os melhores resultados, você precisa ter um planejamento a curto, médio e longo prazo.

E, quando falamos em planejamento, existem três modalidades: o planejamento estratégico, tático e operacional.

Isso porque toda empresa, independentemente de seu porte e destaque no mercado, deve planejar suas ações. Talvez possa até ser possível administrar uma empresa seguindo os acontecimentos de cada dia, no entanto, as chances de desenvolvimento futuro, investimentos e prevenção de perdas no presente, é praticamente zero.

Cada um destes três planejamentos citados refere-se a um nível. As diferenças entre cada um deles consiste na tomada de decisão, especificidade da decisão e proporção de seus efeitos no dia a dia da empresa.

Conheça, a seguir, as principais características de cada nível de planejamento e desenhe o futuro da sua empresa.

Boa leitura!

Confira Nossas Especialidades

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o planejamento de nível mais amplo para a sua empresa. Aqui a análise deve ser sobre compreender o futuro das atividades, num período entre 2 ou 10 anos. Ele é responsável por mapear os objetivos a longo prazo, considerando as influências internas e externas.

Como influências externas podemos citar os desdobramentos políticos e econômicos no mercado global. Já internamente, a necessidade de lançar uma nova filial e novas soluções, por exemplo, podem ser boas reflexões para o planejamento estratégico.

É interessante destacar que o foco principal do planejamento estratégico é uma visão da sua empresa lá na frente. Informações como volume de venda e lucro não são tão importantes aqui.

Por outro lado, o posicionamento da sua marca no mercado e o reconhecimento dos consumidores são pontos que devem ser inseridos neste planejamento.

Planejamento Tático

Já o planejamento tático, é o meio termo no processo de planejamento futuro de uma organização. Ele abrange planos a médio prazo, geralmente entre 2 e 3 anos, e está ligado a execução de ações por departamento.

O foco aqui é analisar as metas e objetivos pontuados no planejamento estratégico e colocá-las em andamento. 

Com a preocupação de cada setor em cumprir os objetivos traçados, os resultados positivos alcançados pelo todo, certamente, virão com mais facilidade e eficiência.

Sendo assim, podemos entender como planejamento tático o conjunto de estratégias que serão realizadas, por setor, para o melhor desempenho da empresa.

Planejamento Operacional 

Por fim, o planejamento operacional é o que analisa e define os métodos que serão utilizados em cada tarefa. De forma bem mais individualizada, este planejamento é elaborado a curto prazo, entre 3 e 6 meses.

Aqui, o foco é direcionado às ações que serão realizadas por cada colaborador para que os objetivos gerais sejam alcançados.

O planejamento operacional exige o desenvolvimento de um cronograma de atividades, que será elaborado a partir de informações de quem irá realizada cada tarefa, como a demanda será cumprida, prazo para conclusão, custos relacionados a cada ação e a possibilidade de utilizar outros caminhos para a tarefa.

Criar um planejamento estratégico, tático e operacional, delimitando ações tangíveis para cada um deles, é essencial para a trajetória de uma empresa de sucesso. Além de conhecimento sobre cada um dos níveis de planejamento, é interessante contar com um suporte qualificado, seja através de softwares, seja através de uma assessoria contábil. Os resultados tornam-se ainda mais eficazes.

E então, você já fez o planejamento estratégico, tático e operacional da sua empresa? Tem dúvidas sobre como colocá-los em prática? Deixe seu comentário!

Quero fazer um plano estratégico!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Planejamento estratégico, tático e operacional - Como fazer?
Article Name
Planejamento estratégico, tático e operacional - Como fazer?
Description
Se você gerencia uma empresa e deseja que ela atinja os melhores resultados, você precisa ter um planejamento a curto, médio e longo prazo. E, quando falamos em planejamento, existem três modalidades: o planejamento estratégico, tático e operacional.
Author
Publisher Name
Arabescos
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top