skip to Main Content
Plano Orçamentário – Como Fazê-lo?

Plano Orçamentário – Como fazê-lo?

Preveja e evite tempestades ou lamaçais pela falta de plano orçamentário durante as suas viagens! 

Garanta um ano inteiro de viagens tranquilas e segurança financeira para a sua transportadora, com um bom plano orçamentário!

Só quem já enfrentou uma tempestade brava sabe como é levar um veículo em meio à estrada, sem conseguir ver 5 metros a sua frente…

Por mais que você ligue os faróis, diminua a velocidade e se atente bem ao caminho, ao mesmo tempo, você sabe muito bem que qualquer buraco, pedra ou deslizamento de terra pode te pegar de surpresa!

É claro que existem alguns pilotos que até se aventuram em conduzir seus veículos em condições como essas, mas, a recomendação é sempre a de parar em um lugar seguro e esperar o tempo melhorar…

Contudo, e quando tudo isso acontece com a sua empresa?

E quando a aquaplanagem financeira é inevitável e você se vê com o volante nas mãos, mas sem ter o real controle da situação?

Bom, é pensando em evitar – e até mesmo enfrentar – momentos assim, que nós iremos falar hoje sobre o…

Plano orçamentário para transportadoras – o que é e como fazer?

Portanto, para início de conversa, o plano orçamentário se trata de um planejamento realizado pela empresa para saber quanto irá gastar e receber ao longo de um determinado período.

Ao contrário do fluxo de caixa, por exemplo, que registra o que aconteceu em suas movimentações financeiras, o planejamento orçamentário foca exclusivamente no futuro, prevendo a movimentação do seu dinheiro.

Sendo assim, quando falamos em “tempestades financeiras” fazemos uma alusão às empresas que simplesmente não têm essa previsibilidade e, assim, operam sem saber quanto irão receber e pagar no ano, no semestre ou até mesmo no mês que vem…

O que é muito arriscado! Afinal, um simples deslize, pode causar a total perda de controle financeiro do seu negócio!

“Sendo assim, como manter as mãos no volante com segurança e o para-brisa sempre limpo?”

Bom, visto que é preciso agir com antecedência – quando falamos das finanças da sua transportadora – vamos entender agora como realizar o plano orçamentário do seu negócio:

Arabescos Gif Lp Transportadoras - Contabilidade no Ipiranga | Contábil ArabescosPowered by Rock Convert

Comece entendendo os seus custos e as suas despesas

O primeiro passo é identificar quais são os seus gastos atuais e futuros…

Para isso, considere seus gastos variáveis e fixos, separe-os por datas – assim fica mais fácil de entender valores e prazos de pagamento.

Após isso, coloque essas informações em um relatório e parta para a segunda etapa… 

Coloque suas receitas na “ponta do lápis”

Não necessariamente usando um lápis – de preferência, opte por um software de gestão financeira -, reúna as informações geradas no primeiro relatório e as atualize com a projeção das suas receitas mensais.

Você pode trabalhar com médias, mas tente evitar “os pontos fora da curva” em seus levantamentos estatísticos, o ideal é ter metas de receitas, assim seu próprio comercial sabe quanto é preciso para que você atinja o ponto de equilíbrio financeiro.

Acompanhe e atualize as suas projeções

Por fim, com todas as informações e projeções prontas, chega a hora de conduzir o seu plano orçamentário com maior tranquilidade, garantindo uma visão mais clara da sua “estrada” e desviando com facilidade dos “buracos” financeiros que surjam pelo caminho.

Mas cuidado! Achar que a sua estrada permanecerá ensolarada por toda via é, no mínimo, ingênuo demais!

É muito importante que você se mantenha atento ao acompanhamento do seu plano orçamentário, pois deixar de atualizá-lo pode te colocar em meio à outra tempestade!

Contudo, para todo caso, você pode contar com o auxílio de um “São Pedro” que está à disposição do seu negócio!

Nós, da Contábil Arabescos, somos especialistas em contabilidade para transportadoras e, com toda certeza, podemos ajudar o seu negócio a ter uma visão clara sobre as suas finanças!

Acesse esta página agora mesmo e descubra tudo o que podemos fazer por você: Contabilidade para transportadoras em São Paulo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Plano Orçamentário – Como fazê-lo?
Article Name
Plano Orçamentário – Como fazê-lo?
Description
Garanta um ano inteiro de viagens tranquilas e segurança financeira para a sua transportadora, com um bom plano orçamentário!
Author
Publisher Name
Arabescos
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *