skip to Main Content
Previsão De Demanda Para Transportadora – Entenda Como Gerenciar Sua Demanda De Serviços

Previsão de Demanda para Transportadora – Entenda como gerenciar sua demanda de serviços

A previsão de demanda é essencial para quem quer abrir uma transportadora. Sem isso, não adianta nem abrir seu CNPJ.

Todo negócio tem suas regras e particularidades. Quando falamos em transportadoras, é essencial ter atenção em relação à previsão de demanda. Ter uma boa noção de quantos atendimentos precisará fazer no futuro faz toda a diferença quando o prazo de entrega é um dos principais critérios de qualquer um que queira contratar uma empresa de transportes.

Você pode ficar tranquilo, já que não é preciso ter nenhum tipo de intuição especial ou consultar um vidente. Fazer algumas anotações será o suficiente para conseguir o que precisa.

Por isso, seja nosso convidado e veja os próximos parágrafos para entender como fazer a previsão de demanda da sua transportadora.

Confira Nossas Especialidades

Como fazer previsão de demanda para transportadora?

O primeiro passo é desfazer uma dúvida comum: previsão de demanda é diferente da previsão de vendas. A segunda é, puramente, uma previsão comercial. Já a previsão de demanda considera fatores que geram mais impacto, como as condições econômicas ou de mercado.

O objetivo do exercício é preparar todos os setores da sua empresa para suportar qualquer demanda que possa surgir. E isso é essencial quando falamos no setor de transporte. Se já tem alguma experiência no mercado, podemos apostar que já perdeu clientes por não conseguir lidar com um imprevisto, não é mesmo?

Por isso a previsão de demanda é tão importante. Veja abaixo o que você precisa saber para ter uma noção sobre a demanda que receberá no próximo mês.

Método quantitativo para previsão de demanda

  • média de vendas em meses anteriores;
  • flutuação de preços. Se ele está menor, é provável que a demanda aumente. Se subiu, existe a probabilidade da demanda diminuir;
  • sazonalidade dos serviços. Se possui uma transportadora que recebe pequenas encomendas entregues por motoboy, por exemplo, é provável que a demanda nos meses de dezembro e janeiro diminuam, já que muitos estão de férias nessa época;
  • promoções. Pretende oferecer desconto nos seus serviços durante o mês? Então, faça uma previsão do aumento da demanda nessa época para se preparar de acordo.

Além de informações internas da sua equipe, procure algumas informações externas, que podem ser arranjadas falando com gestores e líderes do seu mercado ou contratando empresas especializadas.

Método qualitativo para previsão de demanda

Avaliar o momento econômico do país e do seu mercado também são variáveis a considerar na previsão de mercado. Veja, também, como tem sido suas últimas negociações com fornecedores e considere contratar uma pesquisa de mercado.

Não existe uma fórmula mágica que te dará uma previsão da demanda. Mas, ao consultar essas informações, poderá entender como estará sua demanda para o próximo mês e poderá se preparar de acordo.

Alguns dos benefícios da previsão de demanda é a economia na compra de combustível e a possibilidade de ajustar sua logística para conseguir uma taxa de satisfação que chegue o mais perto possível de 100%.

Assim como uma técnica de produtividade que já viu em algum site de auto-ajuda, o ideal é que faça previsão de demanda todo mês. Quanto mais praticar, mais certeira suas previsões vão ficando. Apenas não esqueça de continuar praticando!

Antes de irmos, queremos te pedir algo: não deixe esse conhecimento parado. Compartilhe esse artigo em seus grupos de WhatsApp ou redes sociais e ajude o setor de transportes a crescer e se aprimorar!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

Siga-nos no Facebook: @contabilarabescos

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Previsão de Demanda para Transportadora - Como gerenciar?
Article Name
Previsão de Demanda para Transportadora - Como gerenciar?
Description
Todo negócio tem suas regras e particularidades. Quando falamos em transportadoras, é essencial ter atenção em relação à previsão de demanda. Ter uma boa noção de quantos atendimentos precisará fazer no futuro faz toda a diferença quando o prazo de entrega é um dos principais critérios de qualquer um que queira contratar uma empresa de transportes.
Author
Publisher Name
Arabescos
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top