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Previsão De Vendas: 4 Dicas De Como Realizar Esse Processo

Previsão de vendas: 4 dicas de como realizar esse processo

Embora muitas vezes seja deixada de lado pelos empreendedores, a previsão de vendas é um dos instrumentos mais importantes para o planejamento de uma empresa e sua expansão. 

Previsão de vendas é projetar a quantidade de vendas que serão realizadas em certo período, e, a partir desse dado, delimitar com maior eficiência suas estratégias de venda, cumprindo seus objetivos.

Mas atenção: lembre-se de que os índices usados na previsão de vendas podem mudar com o tempo.

Neste artigo, você vai conhecer 4 dicas de previsão de vendas que vão te ajudar a turbinar seu negócio.

Acompanhe! 

1. Tenha uma estratégia flexível

Não há como controlar totalmente, de forma unificada, o tempo, o contexto e as características de cada venda. 

Então, concentre-se em desenvolver uma estratégia que possa ser gerenciada, modificada e reavaliada de acordo com contextos internos e externos. Entenda o sistema de vendas, histórico dos clientes e até dos vendedores, com disciplina constante.

Aliás, reavaliar é nossa segunda dica.

2. Reavalie as previsões

Você precisa estar sempre atualizado sobre a previsão de vendas da sua empresa. É claro que elas dificilmente serão exatas, mas, com eficiência, podem ficar bastante próximas da realidade. 

Portanto, tenha um tempo para rever as previsões com sua equipe de vendas e os gestores, revisando recursos, objetivos e estratégias. O ideal é designar um dia especial para fazer isso, por exemplo, na primeira quinta-feira de cada mês – mas o período quem decide é você, afinal a dinâmica de cada negócio varia. 

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3. Conheça mais sobre vendas

Você sabe o que influi nas vendas da sua empresa? O que seu público-alvo deseja ou do que necessita? Aproxime-se dele!

E mais: o que você entende sobre mercado e economia, contexto externo atual, em especial no seu segmento?

Esteja por dentro das notícias, como as expectativas de crescimento de venda de produtos ou serviços que você vende, e pesquise dados da concorrência. Verifique as tendências do seu nicho. 

Além disso, saiba bem seus recursos, suas metas, o que você vende e para quem.

4. Faça comparações

Comparações de dados de vendas de meses ou anos anteriores são muito bem-vindos para previsão de vendas eficiente.

Procure separar a quantidade total de vendas de períodos anteriores em categorias diferenciadas de:

Verifique quantos clientes você espera conquistar e perder, e não se esqueça de pensar na fidelização de seus clientes. 

Veja os produtos que apresentam melhores e piores resultados, e a expectativa de retorno financeiro. Fique de olho na entrada e saída de itens! 

Avaliando resultados históricos, você pode descobrir por que suas vendas foram mais baixas do que a previsão de vendas estabelecida, e por que as vendas superaram suas expectativas. 

Vendas têm sempre a ver com marketing, reveja suas ações e quais produtos vai priorizar – os que têm maior probabilidade de vender mais.

De forma resumida, previsão de vendas não é um processo exato, mas, com métodos e técnicas eficientes, pode apresentar resultados próximos dos que você espera, partindo de suas ações no setor de vendas.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre previsão de vendas. A ideia é que você pesquise muito, interna e externamente à empresa, verificando o comportamento do seu público-alvo e as movimentações da economia.

Se gostou, compartilhe as dicas em suas redes!

E se restou alguma dúvida não exite em nos contatar!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Arabescos! Somos uma contabilidade para transportadoras no Ipiranga – SP.

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Sucesso e até a próxima!

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